Os Interruptores são dispositivos que impedem a passagem de energia elétrica através de um comando mecânico. Esses dispositivos são amplamente utilizados no dia-a-dia para acender e apagar lampas e outros equipamentos.
Os Disjuntores são dispositivos eletromecânicos, que funcionam como interruptores automáticos, destinados a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por sobrecargas elétricas ou curto-circuitos. Possuímos linhas para atender as mais diversas necessidades.
As Chaves Seccionadoras ão dispositivos destinados a isolar (seccionar) partes (subsistemas, equipamentos, etc.) de circuitos elétricos. Trabalhamos com diversos tipos e modelos desse produto para lhe atender de acordo com seu projeto e ou demanda.
Contatoras são dispositivos eletromecânicos que permitem, a partir de um circuito de comando(Menor tensão e corrente), efetuar o controle de cargas num circuito de potência(Maior tensão e corrente). Para esse componente, conseguiremos lhe atender com linhas completas e amplamente utilizadas no mercado mundial.
As Chaves de Partidas para motores são dispositivos destinados à manobra e proteção de motores elétricos trifásicos e monofásicos. Podendo ser adquirida por componentes individuais ou já montados.
Os DPS's são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto causados por: descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de Máquinas. Esses dispositivos são classificados das seguintes formas:
Classe I – É a proteção primária, utilizada em ambientes expostos a descargas atmosféricas diretas, como áreas urbanas periféricas ou áreas rurais. Instalados nos quadros primários (QGBT) de distribuição.
Classe II – Dispositivos com capacidade para drenar correntes induzidas que penetram nas edificações. Utilizados em áreas urbanas e instalados nos quadros secundários de distribuição.
Classe III – Dispositivos destinados à proteção fina de equipamentos, instalados próximos aos equipamentos. São utilizados para proteção de equipamentos ligados à rede elétrica, à linha de dados e linhas telefônicas.
Interruptores diferenciais residuais - DR são dispositivos de proteção que interrompem a passagem da energia para um circuito quando detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal. Tal corrente é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores monitorados (Corrente Diferencial).
Em muitas situações a corrente de fuga é uma descarga elétrica recebida por pessoas (Choque Elétrico). Com este dispositivo atuando em condições normais, identificada a corrente de fuga, a energia é interrompida em aproximadamente 0,3s (existindo variação de acordo com cada projeto e especificação), evitando maiores danos à vítima.
Os Fusíveis são dispositivos de proteção contra sobrecorrente em circuitos elétricos, atuam de maneira eficaz e necessitam de substituição após sua atuação.